Login:
Senha:
Pastorais

Ser Igreja Viva, membro do Corpo de Cristo é ser Cristão atuante, participativo, engajado com os trabalhos da paróquia.

Há várias formas de participar, basta encontrar a que mais encaixa ao seu carisma. É necessário colocar em prática a Palavra de Deus.

Aqui você encontra um breve histórico de cada uma das pastorais atuantes na Paróquia Santíssima Trindade, nome e contato dos responsáveis e acesso ao hotsite da cada pastoral que contém informações ainda mais detalhadas para que você possa participar.

Acólitos (Coroinhas)

A equipe de acólitos existe desde 1986 e é responsável pela formação dos coroinhas que ajudam e participam da celebração eucarística. Além da participação ativa na igreja, são realizadas atividades culturais e sociais para as crianças se conhecerem.

Apostolado da Oração (Terço)

Movimento fundado pelos jesuítas, dedicado a oração ao sagrado Coração de Jesus. Fazem o oferecimento do dia, visitas aos doentes e adoração ao Santíssimo Sacramento. É formado principalmente por integrantes do grupo da terceira idade. As reuniões são sempre na primeira 6ª feira do mês, às 17h, no centro paroquial. Em seguida, fazem a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Associação do Pequeno Cristo

A Casa do Pequeno Cristo é uma instituição social sem fins lucrativos, que acolhe 80 crianças e adolescentes, a partir dos seis anos de idade, do Morro das Pedras. Tem como objetivo promover e instruir estes jovens carentes, através de acompanhamento pedagógico, oficinas de cultura, espiritualidade e trabalhos manuais. Foi fundada em 1992, por iniciativa da Paróquia Santíssima Trindade em união com as Irmãs Concepcionistas do Ensino do Colégio Regina Pacis e paroquianos da igreja Nossa Senhora do Pilar.

Catequese de Crisma

A crisma é o sacramento que demonstra o amadurecimento da fé em Cristo. Em nossa comunidade, é coordenada por jovens desde 1994, como uma maneira de adequar a linguagem e a vivência própria dos jovens. A idade mínima para participar é 15 anos e os interessados podem procurar a secretaria da Paróquia no início do ano. A Pastoral da Crisma possui, também, preparação de adultos. O período de preparação é de um ano, em reuniões semanais e eventos nos fins de semana.

Catequese Primeira Eucaristia

A primeira eucaristia é um dos sacramentos da Igreja e a catequese é um serviço de fé prestado em favor dos que optam por seguir Jesus Cristo. Tem início com crianças a partir de sete anos. A preparação tem duração de dois anos em encontros semanais, sempre às terças feiras, às 8h30 e às 16h. A celebração da 1ª eucaristia é realizada no último sábado do ano litúrgico - Festa de Cristo Rei.

Colégio Regina Pacis

É um lugar onde se concretiza o carisma das irmãs concepcionistas missionárias do ensino, para transmissão da mensagem evangélica através da educação. Mantém cursos diurnos, do maternal ao terceiro ano do segundo grau, e cursos noturnos de suplência, de primeira a quarta séries para alunos carentes.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Comunidade Eclesial nascida a partir de um projeto pastoral da Paróquia Santíssima Trindade iniciado pelo seminarista Normando, em 2008, e consolidado pelo trabalho do seminarista Arnaldo Cesar em 2009. Legitimação de uma comunidade eminentemente católica onde acontecem atualmente celebrações dominicais, catequese, reza do terço, dentre outras atividades religiosas.

Conselho Administrativo Paroquial

Grupo criado e definido no Direito Canônico. Formado por oito conselheiros, que sob a coordenação do pároco, cuidam do encaminhamento econômico da Paróquia Santíssima Trindade. Realizam reuniões mensalmente.

Conselho Pastoral Paroquial

Órgão com função consultiva e representativa. Formado por leigos representantes dos grupos da paróquia que, sob coordenação do Pároco, reúnem-se mensalmente para avaliar e programar ações junto a comunidade.

Coral da Santíssima Trindade

Fundado em 1988, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e tem como objetivo atender ao serviço litúrgico da Paróquia, não somente nas missas dominicais, como em todas as celebrações especiais. Os ensaios ocorrem todas as quartas-feiras às 20h, no Centro Paroquial.

Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Criado pelo Padre Alfonso Pastore, é um movimento da Igreja Católica em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus a partir da família e da comunidade paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

Encontro de Jovens com Cristo (EJC)

Assim como o ECC, o Encontro de Jovens com Cristo é um movimento criado pelo Padre Alfonso Pastore para jovens a partir de 18 anos. É o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes princípios: Doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração. As reuniões são semanais e uma vez ao ano acontece o Encontrão, um retiro espiritual de fim de semana.

Encontro de Noivos

Momento de reflexão e diálogo para os casais que pretendem se unir no Sacramento do Matrimônio, através de palestras e dinâmicas relativas ao tema. O Encontro de Noivos é organizado pelos casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), sob a supervisão direta do pároco.

Mais informações na página principal, clicando em "Serviços".

Equipe de Nossa Senhora

É um movimento de espiritualidade conjugal, acompanhado por um sacerdote. Propõem aos seus membros uma "vida em equipe" onde haja uma ajuda mútua para progredir como casal e em família, no amor de Deus e do próximo.

Eventos e Promoções

Responsável por organizar e promover eventos e atividades para arrecadar recursos financeiros para a Paróquia.

Grupo da Terceira Idade (Grupo Serenidade)

Organiza viagens, serestas, palestras e outras atividades que visam melhorar a qualidade de vida dos paroquianos da terceira idade, oferecendo ingredientes para um envelhecimento com mais dignidade e diversão.As reuniões são realizadas na 1ª e 3ª segunda feira de cada mês, às 16:15h, no salão Paroquial.

Grupo de leitores

A missão dos leitores na celebração eucarística é proclamar a Palavra de Deus, fazendo a chegar ao coração de quem a escuta. Os membros participam de uma preparação para que a palavra seja proferida da maneira correta. Existe um rodízio com escala prévia.

Grupo de Senhoras

O grupo é formado por voluntarias da comunidade com disponibilidade para produzirem trabalhos manuais (costura, bordado e outros) para arrecadar recursos financeiros para as obras da Igreja.  As reuniões são realizadas às segundas-feiras, no salão do Centro Paroquial, das 14 às 16h.

Grupo Recreativo Educativo Santíssima Trindade (GREST)

É uma iniciativa trazida da paróquia San Pio X na Itália por jovens da paróquia Santíssima Trindade que participaram de intercambio pastoral. Tem o objetivo de proporcionar momentos de lazer e crescimento pessoal e espiritual às crianças e adolescentes da comunidade do bairro Gutierrez e do morro das pedras no período das férias.

Legião de Maria

É um movimento de leigos que colaboram na missão evangelizadora da igreja, aliando o trabalho social com a oração. Realizam visitas a domicílios, hospitais, creches, asilos e às pessoas marginalizadas da sociedade, com o intuito de promoção da espiritualidade. As reuniões são realizadas no Centro Paroquial, às 15h, todas as quartas-feiras.

Liga das Famílias

A Liga de Famílias é parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt e consiste em um movimento mariano, educativo e renovador para as famílias. Na Paróquia Santíssima Trindade o grupo se chama "Jardim de Maria" e conta atualmente com sete casais. As reuniões são quinzenais e realizadas na paróquia ou na casa dos casais.

Liga de Mães

A Liga de Mães é um ramo do movimento apostólico de Schoenstatt. Cada mãe é chamada a buscar a sua forma de melhor viver o ideal e missão cristã que lhe foi confiada pelo próprio Cristo. Existem várias formas de atuação dentro da liga: Adoração, Missionárias, Coral ou SOS, que auxilia outras mães na compreensão do verdadeiro valor da maternidade e na beleza de ser mãe, mulher e esposa.

Ministério da Comunhão Eucarística

O grupo de ministros da eucaristia auxilia o padre no serviço do altar e leva a comunhão em casa para os que não podem comparecer à celebração, como enfermos e idosos. Os ministros são escolhidos pelo pároco quando inspirado pelo Espirito Santo e participam de uma preparação para iniciarem as atividades.

Missionários da Mãe Rainha

Grupo que age em duas vertentes: a missionária e a pastoral. A vertente missionária tem como propósito levar a imagem da Mãe Rainha às famílias, enfermos e crianças como forma de evangelizar, levar esperança e fé aos cristãos. A vertente pastoral propõe trabalhar seguindo os princípios do fundador Padre José Kentenich: trabalhar em comunidade.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pascom é responsável por contribuir para o bom relacionamento entre as pastorais e os paroquianos e melhorar a circulação de informações e divulgação de ações da Paróquia.

Pastoral da Juventude

Esta pastoral foi criada na Assembléia Pastoral Paroquial de 2007 e reune coordenadores dos grupos jovens para discutir temas referentes à realidade dos jovens em nossa comunidade paroquial. Objetiva a integração entre os grupos jovens, a inserção de novos integrantes a esses grupos e o aprofundamento da experiência de comunidade integrando os jovens às demais atividades paroquiais. Entre algumas das ações destacam-se a Festa Junina, momentos esportivos, ações no Pequeno Cristo e outros eventos.

Pastoral da Saúde

Tem como objetivo levar à comunidade, principalmente a mais carente, assistência médica, odontológica e psicológica como fator de inclusão social. Hoje existe uma parceria com o Hospital Madre Teresa, que visa sistematizar os procedimentos a serem desenvolvidos, abrangendo os procedimentos de exames laboratoriais, internação hospitalar e atendimento ambulatorial.

Pastoral do Batismo

O batismo é celebrado no primeiro sábado do mês, às 10 horas.

A Pastoral do Batismo é formada por casais, jovens e senhoras, que se encontram duas vezes por mês.

Você pode ter mais informações clicando no ícone "Serviços" na página principal.

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo está fundamentada na bíblia e é social e missionária. Objetiva conscientizar os paroquianos da importância da participação de cada um como dizimista. As ofertas se destinam à manutenção do centro paroquial, realização de obras complementares, emergências comunitárias, sustentação do plano pastoral da Igreja e outras realizações de caráter social e cristão.

Pastoral Litúrgica

A Pastoral Litúrgica coordena toda a liturgia da comunidade paroquial levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. É tarefa desta pastoral, organizar com competência e criatividade toda a ação litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas e conduzindo a comunidade a uma forte experiência de Deus. Além disso, a Pastoral se dedica à formação religiosa de seus integrantes e de toda a comunidade.

Pastoral Social

A Pastoral Social tem como finalidade concretizar em ações sociais o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. A partir da sensibilização e mobilização, a Pastoral Social preocupa-se  com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação,  dos mais necessitados a fim de propiciar a todos uma melhora da qualidade de vida.

Renovação Carismática (Grupo de Oração)

Iluminados pelo Divino Espírito Santo, com amor e coragem busca levar o testemunho de Cristo através da Oração. As reuniões acontecem todas as segundas feiras na igreja Santíssima Trindade, de 16hs às 17:40hs, com acolhida, cantos, preces, louvores e leitura do Evangelho do dia. Visitam doentes, participam de adorações e cursos de formação Humana Cristã.

Secretaria Dominical

Atividade de secretaria que acontece antes e depois de todas as missas dos finais de semana. Recebe os pagamentos de carnês de dízimos e do Pequeno Cristo, marca intenções para as missas e orienta sobre as diversas atividades da Paróquia.

Sementes da Trindade

Grupo jovem que tem como objetivo a evangelização através da música. Atualmente, essa pastoral é responsável pela animação de celebrações litúrgicas, retiros e promoção de eventos de formação religiosa e oração, como o ‘Lual com Cristo’ e o ‘Trindade Café e Cultura’. Representa a paróquia em eventos da forania e diocese de BH.

Setor Administrativo

Para que todos os serviços oferecidos pela Paróquia Santíssima Trindade funcionem e possam servir à comunidade, existe um setor que centraliza e coordena todas as informações da paróquia. A Secretaria Paroquial, com o apoio da pastoral da comunicação exerce esse papel. Composta por funcionários contratados, a secretaria paroquial é gerenciada diretamente pelo pároco e é a partir dela que são detectadas as demandas dos grupos, pastorais, associações, comunidades e conselhos que compõem a paróquia.

Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos)

Grupo universal originado na Franca em 1833. Destina-se à prática da caridade cristã, assistindo famílias nas comunidades carentes, levando alimento e a palavra de Deus. Promove, ainda, ações e campanhas sociais regularmente. Na Paróquia Santíssima Trindade existem três conferências que auxiliam no Morro do Cascalho e Vila São Jorge: São Jerônimo, São Francisco Regis e São João da Cruz (Vicentinos Jovens). As reuniões acontecem todas as segundas-feiras as 20h00.

Terço dos Homens

Iniciativa que tem suas inspirações no movimento da Mãe Rainha. Tem o objetivo de reunir jovens e adultos que queiram, juntos, expressar sua fé através da oração do terço e devoção a Maria, Mãe de Jesus. Reza-se o terço todas as quintas feiras às 19h30.

Conselho Forâneo

Órgão com função consultiva e representativa que, sob a coordenação do Vigário Foraneo, avalia e programa ações junto a Forania. 

Mini Jovem

 

O grupo Mini Jovem destina-se a acolher as crianças que já fizeram a sua Primeira Eucaristia, mas ainda não têm a idade necessária para receber o Sacramento da Crisma.  Nosso objetivo é acolher estas crianças para a continuidade de sua evangelização. As reuniões são quinzenais, aos sábados, de 10h as 11h30, no prédio paroquial. Informações na secretaria paroquial.

 

Desenvolvido por Código Plus / ShowSite